Não Despreze o Dia dos Humildes Começos
"Pois quem despreza o dia dos humildes começos," Zacarias 4:10
A nossa sociedade criou um mito de que as coisas podem ser conseguidas muito facilmente. Então temos muitas pessoas que sonham em ficar ricas do dia para noite, ganhando na loteria, trilhando a carreira de jogador de futebol, vencendo um reality show ou virando artista.
Parece que hoje é uma vergonha alguém começar de forma humilde e simples, tudo tem que ser grande, luminoso e se não for assim, há uma sensação de inferioridade.
Existem pessoas que sentem vergonha por serem pobres, por não morarem nos lugares nobres da cidade, por não possuírem dinheiro, se revoltando por não nasceram em berço de ouro. O pior é que culpam a vida e as pessoas por sua situação, não percebendo que nossa história é feita majoritariamente por nossas próprias atitudes.
Digo isto porque tive amigos que não levavam pessoas em sua casa por vergonha do lugar onde moravam.
Podemos ver neste texto, a figura de Zorobabel, um dos principais reconstrutores do templo em uma época muito difícil para Israel. As pessoas estavam muito desanimadas com os recursos que tinham para tocar aquele empreendimento, eram recursos poucos e humildes, então Deus os alerta para o cuidado de "não desprezar os dias dos humildes começos".
A Bíblia nos mostra que aquele povo estava se desanimando porque os recursos estavam escassos, eles não achavam mais viável ficar trabalhando por tão pouco e com tão pouco. Muitos já estavam desistindo do trabalho.
Hoje também há muita gente que ao olhar para os rumos de sua vida se sente desanimado/a por não ver as coisas acontecendo, por trabalhar e não conseguir o que quer, por correr e não sair do lugar.
Precisamos entender que a vida não é um conto de fadas que com um pouco de pó de "pirlimpimpim" tudo acontece. Na maioria das vezes precisaremos trabalhar muito, correr muito para conseguir um pouco e não com muitas facilidades.
Diz os grandes doutores em liderança que a diferença entre o sucesso e o fracasso é a persistência.
Talvez você esteja pensando em desistir dos seus sonhos, de seu trabalho ou até mesmo de sua vida por perceber que depois de muito esforço pouca coisa mudou.
"Não despreze o dia dos humildes começos", em tudo na vida há um preço a ser pago, há uma aprendizagem a ser conquistada, há um processo a se desenvolver, nada vem por acaso a não ser como já disse em raras exceções.
José do Egito tinha a promessa e o sonho de ser grande, de ser respeitado e admirado, porém longos anos de sua vida ele passou como escravo, e outros tantos como presidiário. Isto tinha pouca coisa ver com a grandeza que sonhara, mas o seu coração era grande e tudo o que fazia não era baseado em sua realidade, mas em seu futuro. Ele olhava para "o dia dos humildes começos" como seu início, não como o fim.
Ouvi certa vez em uma pregação que "Jose vivia como se fosse um escravo, mas pensava como se fosse um príncipe".
Não deixe a sua realidade lhe desanimar e tirar de você os sonhos. Não permita que a realidade do hoje possa roubar a alegria e a benção do amanhã.
Não fique olhando somente para o que você tem nas mãos hoje, veja também o que Deus pode colocar nelas amanhã e: "Não despreze o dia dos humildes começos".