Persistência
Há mais de quatro mil anos, Confúcio escreveu: "Nossa maior glória não está em nunca cair, mas em nos levantarmos sempre que cairmos."
James J. Corbett, um dos primeiros campeões mundiais de boxe na categoria peso pesado, afirmava: "Você se torna campeão lutando mais um round. Quando as coisas ficam difíceis, o negócio é lutar mais um round." O yogi Berra dizia. "Nada acabou até que tenha acabado." E o fato é que nunca vai acabar enquanto você persistir.
Elbert Hubbard escreveu: "O único fracasso consiste em deixar de tentar. Não existe derrota senão aquela que vem de dentro, nenhuma barreira realmente intransponível, senão a inerente debilidade de nossos propósitos."
Vince Lombardi dizia: "A questão não é saber se você foi nocauteado. A questão é se volta a se levantar."
Todos esses homens de sucesso aprenderam como é essencial a qualidade da persistência na consecução das metas e dos objetivos mais ambiciosos. Os homens e as mulheres de sucesso distinguem-se por sua incrível persistência, por sua recusa de desistir quaisquer que sejam as circunstâncias externas. A qualidade que absolutamente garante o sucesso nos negócios, na acumulação financeira e na vida é a força de vontade indômita e a disposição de aferrar-se a ela quando tudo mais em você quer parar e descansar ou voltar atrás e fazer alguma outra coisa.
A persistência é seu maior bem
Talvez o seu maior bem seja simplesmente sua capacidade de perseverar mais do que qualquer outra pessoa. B. C. Forbes, o fundador da revista Forbes, que a transformou em uma publicação de destaque nos dias mais sombrios da Depressão, escreveu: "A história demonstrou que os vencedores mais notáveis geralmente encontraram obstáculos de cortar o coração antes de triunfarem. Venceram porque se recusaram a se sentir desestimulados por sua derrota."
John D. Rockefeller, que a certa altura foi o homem mais rico do mundo dentre os que se fizeram por conta própria, escreveu: "Não creio que haja qualquer outra qualidade tão essencial para o sucesso quanto a perseverança. Ela é capaz de superar quase tudo, até mesmo a natureza."
Conrad Hilton, que começou na vida com um sonho e um pequeno hotel em Lubbock, no Texas, e construiu uma das empresas hoteleiras de maior sucesso em todo o mundo, dizia: "O sucesso parece estar ligado à ação. Os homens de sucesso estão sempre em movimento. Eles cometem erros, mas não desistem."
Thomas Edison, o maior de todos os fracassos, e também o maior de todos os sucessos na história das invenções, falhou em maior quantidade de experiências do que qualquer outro inventor no século XX. Também desenvolveu e registrou maior número de patentes de processos comerciais que qualquer outro inventor de sua época. Resumia assim a sua filosofia: "Quando decido com certeza que determinado resultado merece ser perseguido, vou em frente e faço diversas tentativas até alcaná-lo. Quase todo homem que desenvolve uma idéia trabalha nela até que pareça impossível e desanima. Mas não é neste momento que se deve desanimar."
Alexander Graham Bell referia-se à persistência nos seguintes termos: "O que é este poder eu não posso dizer; só sei que ele existe e só se torna disponível quando o homem encontra-se no estado mental em que sabe exatamente o que quer e está plenamente decidido a não desistir até conseguir."
Ren McPherson, que transformou a Dana Corporation em uma das maiores histórias de sucesso dos Estados Unidos, resumia sua filosofia dizendo: "Simplesmente esteja sempre indo em frente. Basta ir em frente sem parar. Cometi todos os erros que podiam ser cometidos, mas continuava indo em frente."
Texto extraído do livro Metas, de Brian Tracy