Quando Lionel Messi tinha 11 anos de idade, foi diagnosticado um problema hormonal que afetou o seu crescimento. Por causa da sua doença, ele foi para a Espanha. Os seus pais não tinham dinheiro para pagar os tratamentos e a equipe do Barcelona aceitou ajudar. Aquele que parecia ter sido o fator para acabar com a sua carreira foi o fator do seu lançamento. Por ser mais pequeno que os outros, ele se tornou muito mais ágil. Ele aprendeu a jogar futebol com a bola no chão porque era onde ele se sentia mais confortável para jogar.
Messi foi o artilheiro, o melhor jogador e o campeão do mundial Sub-20 2005;
Bicampeão da Copa da Cataluña temporadas 03-2004 / 04-2005 Barcelona;
Campeão da Supercopa de Espanha 2005 Barcelona;
Bicampeão Espanhol temporada 2004-2005 / 2005-2006 Barcelona;
Campeão pela Liga dos Campeões 2005 e 2006 Barcelona;
Campeão olímpico nas Olimpíadas de 2008;
Foi eleito pela FIFA, por duas vezes consecutivas o 2º Melhor jogador do Mundo de 2007 e de 2008.
Em 18/04/2007, Messi marcou um dos gols mais lindos da história do futebol, só igualado por Maradona no Mundial de 86 frente à Inglaterra. Finta 4 jogadores, percorrendo todo o meio-campo. Por fim, finta o guarda-redes e marca o gol.
Messi diz "Hoje compreendo o ‘porque’ que muitas coisas negativas podem se tornar positivas: porque diante do que verdadeiramente queremos quase Nada Impossível".
Que Lições podemos levar para a vida com a adversidade do Messi:
Albert Einstein dizia: "No meio de qualquer pequena dificuldade, podemos encontrar uma grande oportunidade".
Pare, olhe para o seu interior, sinta e escute o seu coração falar a única verdade que está sendo dita diariamente. Quase sempre, quando você quer obter as suas vitórias e as dificuldades e as adversidades são maiores do que você imagina, sem exceção, os alicerces construídos são sempre os maiores, para que você possa sustentar e manter as vitórias que conquistou.
Você conhece algum navegador que tenha obtido uma grande conquista na sua vida profissional ou que tenha se superado por navegar em mares calmos? Pois é, não existe!!! Sabe por quê? Porque os grandes navegadores obtiveram cada uma de suas conquistas ao superarem e suportarem todas as dificuldades (os maiores temporais e tempestades) que a vida profissional dentro de um oceano exige. Talvez seja por isso que…
… Martin Luther King Jr., este homem do qual sou admirador até hoje, mesmo depois de 40 anos de sua partida para vida espiritual disse que "A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio".
Vencer os obstáculos durante a jornada da vida não significa conseguimos derrotar alguém, mas sim, derrotar nossos maiores inimigos interiores. Oliver W. Holmes falava sobre isso de forma brilhante: "Os obstáculos que se encontram na nossa frente, ou atrás de nós ou até mesmo ao nosso lado são infinitamente menores, comparados com os obstáculos que precisamos vencer e que estão instalados dentro de nós".
A dor interna possui um imenso poder educativo, ela nos faz sentir e ao mesmo tempo enxergar que as adversidades são apenas um trampolim para a maturidade, ela nos mostra o quanto estamos vivos e, que assim, vivos podemos reagir porque somos capazes de nos tornarmos melhores do que atualmente somos. Eu tenho certeza absoluta de que era isso que Theodore Roosevelt queria dizer quando fez esta citação:
"É muito melhor arriscar coisas grandiosas e alcançar pequenas vitórias, mesmo quando estamos diante da dor ou expostos às maiores derrotas. Porque não há derrota maior do que conviver com os fracos de espírito, com os que não vibram, com os que não sentem dor, com os que vivem num mundo cinzento onde não há forma para comemorar a Glória de uma Vitória, nem o maravilhoso sentimento da Dor e nem o quanto podemos aprender com as derrotas". Pense com carinho em tudo isto.