Evolução Comportamental


Segundo o autor americano John Powell, "o único erro de verdade é aquele com o qual não aprendemos nada".

O mundo corporativo se encontra em permanente mudança, e o profissional não pode se descuidar de traçar rumos corretos para sua trajetória, construindo com eficácia sua marca pessoal.

O autoconhecimento é fundamental na construção de uma carreira de sucesso, pois evita que o indivíduo se feche na arrogância e na vaidade, atribuindo a responsabilidade por eventuais fracassos às ações de terceiros.

Este é, sem dúvida, um dos maiores obstáculos ao crescimento pessoal e profissional: não admitir erros.

Muitos se recriminam tanto por seus erros que ficam com medo de inovar e experimentar coisas novas, tornando-se acomodados, conservadores, seguidores de padrões pré-estabelecidos e escravos da burocracia.

A empregabilidade, entendida como possibilidade de conseguir uma nova colocação independentemente da conjuntura do mercado, deve ser conquistada a cada dia, e para isso exigirá de você disciplina e vontade férrea.

Lembre-se de que as opiniões positivas que as pessoas constróem sobre você serão frutos de batalhas travadas primeiramente entre você e seus próprios sabotadores internos. Todos os dias, você está colocando mais um tijolo no edifício da sua marca pessoal. Seu comportamento diz quem você é. Você não é avaliado pelas suas boas intenções, mas sim pelas suas ações e pela forma como trata as pessoas.

Saiba que em todos os contatos que você fizer no contexto social e profissional estará alterando sua marca pessoal, positiva ou negativamente. Erros e fracassos fazem parte da construção do sucesso, portanto, não tenha medo de errar. Sem sombra de dúvida, é melhor errar por ação do que por
omissão ou paralisação.

Quando você errar, cultive a humildade e a inteligência para admitir seu erro sem culpa, mas com responsabilidade; seja também assertivo, consertando os resultados. Por fim, conquiste a sabedoria de aprender as lições que este erro deixar para você.

A marca das pessoas inteligentes é aprender também com o erro dos outros, ou seja, "sentir a queimadura na pele de terceiros".

Examinemos agora os erros mais comuns no cotidiano das
empresas:

Julgar as pessoas pela aparência.

Tecer comentários depreciativos sobre colegas, superiores ou sobre a empresa.

Impor pontos de vista puramente pessoais.

Querer ser o dono da verdade.

Impor a própria opinião de forma taxativa.

Interromper as pessoas para contradizê-las.

Reportar fofocas sobre os colegas para a chefia.

Prender-se às falhas cometidas pelos outros, esquecendo-se dos sucessos.

Criticar os colegas na frente dos outros.

Ser pródigo nas críticas e econômico nos elogios e agradecimentos.

Esquivar-se das responsabilidades, jogando-as sobre os colegas.

Prender-se a erros do passado, trazendo-os sempre de volta ao presente.

Deixar de cumprir o que prometeu.

Fixar-se apenas nas tarefas solicitadas, revelando pouca ou nenhuma iniciativa.

Passar para a frente os problemas, sem tentar resolvê-los.

Seguir cegamente regras e regulamentos, colocando-os acima da satisfação dos clientes.

Diante de um desafio, vislumbrar primeiramente as dificuldades e obstáculos.

Jamais demonstrar boa vontade e solidariedade com colegas, clientes e superiores.

Isolar-se das outras pessoas, ignorando a importância da sinergia.

Mostrar-se fechado às idéias dos outros.

Escutar sem ouvir.

Irritar-se ao ouvir opiniões contrárias.

Agir sem se preocupar com as repercussões.

Ignorar o que é autocrítica.

Fazer mau uso do tempo.

Ser desorganizado no ambiente e com as tarefas.

Gabar-se das próprias conquistas, desmerecendo as dos colegas.

Prender-se a tarefas insignificantes e pouco produtivas, negligenciando projetos importantes.

Ter medo do fracasso e de correr riscos, rendendo-se ao comodismo.

Achar que pode mudar o comportamento ou a personalidade dos outros.

Ter pouca flexibilidade e não saber lidar com imprevistos.

Ser "reclamador", "gritão" ou "resmungão".

Fechar-se na torre do orgulho, da arrogância e da vaidade, ignorando que a vida é uma roda-gigante.

Receita para atitudes positivas

-> Aprimorar os conhecimentos, buscando aprender sempre.
-> Tratar a todos com respeito e consideração.
-> Saber ouvir.
-> Ser habilidoso, honesto, humilde e bem-humorado.
-> Buscar sempre o senso de justiça.
-> Criar sempre expectativas positivas nas outras pessoas.
-> Estabelecer metas realistas e cumpri-las.
-> Valorizar sempre o diálogo.
-> Reconhecer a diversidade, conduzindo-se bem nas diferenças.
-> Cultivar uma excelente comunicação.
-> Trocar sempre de lugar com o outro.
-> Enxergar soluções e não só problemas.
-> Colocar sempre a gratidão no lugar da insatisfação.
-> Incentivar a criatividade e a inovação.
-> Ajudar as pessoas sempre que puder.
-> Dar importância a todas as pessoas que cruzarem o seu caminho.
-> Jamais se esquecer de que você colhe aquilo que planta!